Para Reduzir Prejuízo Com Assaltos Empresas Investem Em Blindagem de Caminhões

O crescimento dos assaltos a caminhões fez nascer um novo serviço: a blindagem de veículos pesados. Os crimes acontecem em todo o Brasil, mas se concentram principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde aconteceram 75% dos roubos carga no Brasil. Um prejuízo de quase R$ 1 bilhão por ano.
O transporte de mercadorias em caminhões blindados pode reduzir os custos do valor do seguro da carga para as empresas. Hoje, 9% do valor do frete são compostos por custos com segurança, escolta armada e gerenciamento de risco, algo em torno de R$ 16 bilhões por ano, de acordo com a empresa de soluções integradas em seguros e serviços para a cadeia logística, no transporte em caminhões convencionais, o valor máximo segurado é de R$ 1,5 milhão. Já a cobertura máxima da apólice de seguro em veículos com a Carga Blindada, empresa de transporte com frota 100% blindada, chega ao valor de R$ 3 milhões de reais.
Para fazer a blindagem, a carroceria do caminhão é desmontada e as peças são revestidas com o mesmo material do colete a prova de balas, os vidros são substituídos por outros três vezes mais grossos, o baú revestido com aço anti-corte é como um cofre e só abre com a digitação de uma senha passada pela transportadora ao motorista. Esse código só é gerado quando o veículo chega ao seu destino.
Todo material deve ser aprovado pelo Exército. Além disso, a fábrica de blindagem sempre faz testes do lote, para ter certeza de que ele resiste ao impacto de até cinco tiros. O vidro também passa no teste.
A blindagem mais praticada no mercado é a de nível III-A, que suporta até tiros de pistolas 9mm e revólveres .44 Magnum. No Brasil, os seis diferentes tipos de blindagem seguem a norma de resistência balística ABNT-NBR nº 15.000, que obedece aos padrões nacionais e internacionais.