História dos Caminhões Volvo

A história dos Caminhões Volvo 
Por Nelson Diniz
A Volvo, tradicional empresa de caminhões, desde a primeira geração nos surpreende com a sua constante inovação. Confira abaixo a evolução dos caminhõesVolvo, proporcionando conforto aos motoristas e empresas desde seu ano de lançamento, em 1928.

Década de 1920: primeira geração de caminhões
Desde a criação do primeiro caminhão, em 1928, a Volvo vem apostando em tecnologia de ponta. Enquanto os veículos de marcar concorrentes usavam sistema de transmissão por correntes e pneus de borrachas sólida, a empresa já começou a confeccionar caminhões equipados com transmissão por eixo, pneumáticos e cabine totalmente fechada.
Considerada uma evolução para a época, pois assim os caminhoneiros poderiam enfrentar viagens com diversas variações climáticas.

Década de 1930: motores a diesel
Durante os anos de 30, a Volvo começou a produzir caminhões com motores fortes e sistemas de freios hidráulicos, passando assim a utilizar rodas em aço. Uma evolução considerável para a época, já que as rodas até então eram todas feitas de madeira.

Década de 1940: a produção de caminhões para o exército sueco
Enquanto a Segunda Guerra Mundial estava em alta na Europa durante o período, a produção de caminhões foi quase descontinuada. Para encarar esse cenário, a Volvo resolveu desenvolver caminhões para o exército sueco.
Os novos modelos off roads foram decisivos para continuar assim a aplicar novas tecnologias. Devido ao grande sucesso, mais tarde os veículos foram reprojetados e lançados para a construção civil.

Década de 1950: os anos dourados da indústria
Para a indústria, em um modo geral, o momento do pós-guerra foi muito bom. Durante estes anos a Volvo vendeu muitos caminhões com motores a gasolina e a diesel, equipados com câmaras de pré-combustão que posteriormente seriam substituídas por eficientes propulsores diesel com injeção direta.
Entre as novidades no mercado de caminhões da época, a marca ainda inovou com o motor com turbo-compressão, exercendo assim um aumento na capacidade de carga dos caminhões. Os novos modelos ganharam cabines leito e direção assistida hidraulicamente, visando ainda mais conforto aos motoristas.

Década de 1960: o bom da infraestrutura rodoviária

Nos anos 60, a infraestrutura rodoviária melhorou e aumentou consideravelmente na maioria dos países. A Volvo seguiu investindo no avanço dos caminhões, ganharam cabines com sistemas de suspensão de borracha e assentos com suspensão para uma maior visibilidade externa.

Década de 1970: caminhões e design


Em meados de 1970 foram lançadas novas séries de caminhões Volvo que acabaram tornando-se tendências em design de caminhões para os anos que viriam: o F10 e o F12. Aqui os demais fabricantes passaram a equipar caminhões com cabines basculantes e com motores turbocomprimidos. A Volvo já havia criado modelos com esse tipo de tecnologia em 1962 e 1954, respectivamente.

Década de 1980: a sofisticação
Com motores melhores, mais potentes, agora eles também eram ecológicos. Esta foi a década em que a Volvo beneficiou motoristas em todo o mundo entregando caminhões com melhores condições de transporte para mercadorias.
Esta foi a década do surgimento do Intercooler. Sua principal função era resfriar o ar aquecido que saía do compressor ou do turbocompressor antes de entrar no motor. Isso ajudava o ar a ficar mais denso e mais combustível era injetado nos cilindros, aumentando assim o torque e a potência do motor.

Década de 1990: a década dos motores

Neste momento, os motores de veículos da Volvo já contavam com o sistema de regulagem da bomba injetora de combustível. Considerado como um motor mais “inteligente”, esse feito contribuiu para que o diesel fosse adequado para diferentes situações e terrenos. O resultado é o aumento das velocidades médias, menos consumo de combustível e, por sua vez, menor diminuição de poluentes.

Década de 2000: novas tecnologias de segurança

Dos anos 2000 para cá, os veículos ficaram ainda mais potentes, confortáveis, seguros e eficientes. Inclusive, os caminhões Volvo continuam recebendo constantemente investimentos em dispositivos de segurança como Airbag, Alcolok (bafômetro), ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), ACC (Piloto Automático Inteligente), LKS (Monitoramento da Faixa de Rodagem), e o LCS (Sensor de Ponto Cego).

Fonte: Nelson Diniz