As Vantagens da Transmissão Automática Nos Caminhões


Entre os itens em veículos que dão mais conforto ao motorista, certamente o câmbio automático é o mais desejado entre os motoristas. O equipamento chegou primeiro aos modelos pesados e extrapesados, mas os leves e médios não ficarão de fora de mais este avanço.

Vantagens do automático
Com uma transmissão automática, o motorista precisa se preocupar apenas em colocar o caminhão em dirigir, ré, estacionar e neutro. Essa é a transmissão mais simples de se operar. Conforme o caminhão anda mais rápido, a transmissão automaticamente muda para uma marcha mais alta. Quando o caminhão desacelera, ela automaticamente muda para uma marcha de velocidade mais baixa.

Além disso, o câmbio automático tem potencial para minimizar as diferenças de condução entre os motoristas de uma frota, aproximando os menos experientes aos mais experientes, fazendo com que a média de consumo da frota melhore significativamente, afirma Joerg Radtke, gerente de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso resulta em menor custo operacional, assegurando mais rentabilidade para os nossos clientes”.

Os ganhos econômicos proporcionados pelo câmbio automático são ainda maiores. Sem anéis de sincronização, as engrenagens são mais largas e robustas, demandando um menor custo de manutenção. Aliado à redução de peso, isso também otimiza o custo operacional. Além disso, a tecnologia aumenta o conforto da dirigibilidade, ao realizar os engates de forma precisa, rápida e suave. Sem o pedal de embreagem, o sistema elimina esforços, com menor fadiga do motorista, que pode ficar mais atento a outros itens de desempenho e segurança da condução do caminhão.

O motorista conta ainda com fácil visualização no painel de instrumentos de qual marcha está engatada. A qualquer momento, ele pode assumir a operação, ou seja, selecionar o engate de marcha desejado por meio da alavanca de seleção semelhante a um “joystick”, iniciando a sua própria condução, se assim desejar. Mesmo assim, o sistema é totalmente protegido, a fim de evitar qualquer tipo indevido de condução, como, por exemplo, um sobregiro do motor.
Hoje todas as montadoras de grande porte já utiliza dessa tecnologia em veículos extrapesados médios e leves