Entre os itens em veículos
que dão mais conforto ao motorista, certamente o câmbio automático é o mais desejado
entre os motoristas. O equipamento chegou primeiro aos modelos pesados e
extrapesados, mas os leves e médios não ficarão de fora de mais este avanço.
Vantagens
do automático
Com uma transmissão
automática, o motorista precisa se preocupar apenas em colocar o caminhão em
dirigir, ré, estacionar e neutro. Essa é a transmissão mais simples de se
operar. Conforme o caminhão anda mais rápido, a transmissão automaticamente
muda para uma marcha mais alta. Quando o caminhão desacelera, ela
automaticamente muda para uma marcha de velocidade mais baixa.
Além disso, o câmbio
automático tem potencial para minimizar as diferenças de condução entre os
motoristas de uma frota, aproximando os menos experientes aos mais experientes,
fazendo com que a média de consumo da frota melhore significativamente, afirma
Joerg Radtke, gerente de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do
Brasil. “Isso resulta em menor custo operacional, assegurando mais rentabilidade
para os nossos clientes”.
Os ganhos econômicos
proporcionados pelo câmbio automático são ainda maiores. Sem anéis de
sincronização, as engrenagens são mais largas e robustas, demandando um menor
custo de manutenção. Aliado à redução de peso, isso também otimiza o custo
operacional. Além disso, a tecnologia aumenta o conforto da dirigibilidade, ao
realizar os engates de forma precisa, rápida e suave. Sem o pedal de embreagem,
o sistema elimina esforços, com menor fadiga do motorista, que pode ficar mais
atento a outros itens de desempenho e segurança da condução do caminhão.
O motorista conta ainda com
fácil visualização no painel de instrumentos de qual marcha está engatada. A
qualquer momento, ele pode assumir a operação, ou seja, selecionar o engate de
marcha desejado por meio da alavanca de seleção semelhante a um “joystick”,
iniciando a sua própria condução, se assim desejar. Mesmo assim, o sistema é
totalmente protegido, a fim de evitar qualquer tipo indevido de condução, como,
por exemplo, um sobregiro do motor.
Hoje todas as
montadoras de grande porte já utiliza dessa tecnologia em veículos extrapesados
médios e leves