A Scania está sempre em
evidência quando o tema é o universo dos veículos comerciais, pois ela é uma
das que está a frente quando se trata de inovação. Isso tem chamado a atenção
de fãs da marca em todo o mundo. Não por acaso, está circulando na internet e
nas mídias sociais imagens de um caminhão que leva nome e possui desenho
parecidos aos dos modelos da marca, no entanto, não se trata do genuíno sueco.
Na verdade é uma declaração de amor vinda da Turquia.
Levent Tuna, de 24 anos, é
um artista nato, mas que se formou em design pela Universidade Sinan de Belas
Artes, em Istambul, capital da Turquia.
O artista e fã da Scania
começou a desenvolver design para móveis. O jovem durante o seu período na
universidade, chamou a atenção dos professores e dos colegas porque desenvolveu
diversos projetos de atrair a atenção de muitos profissionais da área
automotiva. Desenhou conceitos para carros esportes e veículos comerciais.
“Muitos motoristas se
identificam com seu caminhão, comprovando que um design ameno e sóbrio possui
um significado, muitas vezes, maior”, diz o jovem designer, atribuindo
sobriedade ao seu R1000.
Uma mostra significante
disso foi o sucesso imediato que Tuna teve na Europa ao divulgar sua obra nas
mídias sociais. Ele foi caracterizado como um bom designer com bons conceitos.
A decisão de eleger a marca Scania recai claro, sobre sua estima por ela, mas
também em razão da presença global da fabricante, que, segundo Tuna, produz
caminhões modernos e sofisticados.
Tuna conseguiu, de fato, dar
um toque pessoal em sua obra: o desejo de criar uma máquina com 1000 cv de
potência. Quem sabe um sonho, após mil e uma noites de dedicação não possa se
tornar realidade.
A marca Scania tem projetos
para lançar em 2014 novos caminhões na Europa e com design arrojado como o
criado por Tuna.